sábado, 27 de dezembro de 2008

Paella de frutos do mar

Ingredientes:

Arroz (1 xícara e meia)
Água (3 xícaras)
Azeite (cobrindo levemente o fundo da panela)
Alho (1 cabeça inteira bem machacada)
Cebola (1 cebola inteira picadinha)
Tomate (1 tomate, sem sementes, picado em cubinhos)
½ xícara de ervilhas
Pimentão vermelho (metade de um, picado em cubinhos)
Pimentão verde (metade de um, picado em cubinhos)
Açafrão (o equivalente a uma colher de sopa cheia)
Frutos do mar (uns 6 camarões grandes e outros menores, 100 gramas de lula, umas 20 conchinhas de vôngoles, uns 5 mexilhões…)

Cuentro ou Salsinha (mais ou menos meia xícara bem picadinho – dica, use uma tesoura de cozinha ao invés de uma faca e pique em cima da panela na hora de usar)

Modo de fazer:

Refogar o arroz no azeite, alho e cebola. Seja generoso nos três últimos ingredientes. Acrescentar pedaços bem picadinhos de tomates, pimentões verdes e vermelhos, e as ervilhas. Adicionar o fundamental açafrão.

Em paralelo, ferver a água a ser adicionada, aproximadamente o dobro da quantidade do arroz, e reservar.

Colocar os frutos do mar, com casca e tudo. Use os que você gostar mais, gosto de usar camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, langostinos e carabineros pequenos. Os mexilhões devem ser colocados por cima de tudo, dentro de suas conchas. Os vôngoles podem ser misturados, mas também dentro de suas conchas.

Adicionar a água fervente, salpicar o cuentro ou salsinha e baixar bem o fogo. Esperar a água secar e servir na hora.

Atenção: Caso não tenha a panela apropriada, utilize uma rasa e de fundo largo. Originalmente, esse prato deve ser feito no fogo ao ar livre. Diz a lenda que o ideal é utilizar folhas de parreira para alimentar esse fogo. O aroma e a fumaça sobem e alteram o sabor da paella, no mesmo estilo dos defumados. Mas se estiver na sua cozinha, pode levar a panela ao forno (se isso for possível sem ter partes derretidas). A maneira mais simples (e a que recomendo) é no fogão mesmo, em fogo baixo, tampando a panela enquanto a água do arroz seca.

Nenhum comentário:


Thiago Loures ESTÚDIOS